Histórico

16:31:00 Estágio Rural em Saúde Coletiva 0 Comments

     A proposta de interiorização dos acadêmicos da área da saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde efetivou-se em 2006, com a proposta acadêmica de um estágio em que os estudantes pudessem vivenciar a realidade dos municípios do interior do Estado do Amazonas. Tal vivência seria subsidiada por aspectos da Saúde Coletiva e de qualquer saber que envolvesse o modo de viver Amazônida. Eis que nasce oEstágio Rural em Saúde Coletiva (ERSC) da Universidade do Estado do Amazonas, como proposta obrigatória na matriz curricular da formação de nossos estudantes (Medicina, Enfermagem e Odontologia).
     O então diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde, Prof. Marcus Guerra, através de resolução interna (ano de 2005), nomeou a Comissão de Estágios, tendo como representantes instituídos dos três cursos da área da saúde, dentre outros: Prof. Joaquim Alberto (Odontologia), Prof. Nicolás Heufemann (Medicina) e Prof. Esron Rocha (Enfermagem). Tal comissão e representantes contribuíram sobremaneira no pensar sistêmico dos estágios acadêmicos da escola de saúde; além de efetivarem a interiorização do ensino da saúde, com ênfase em práticas solidárias e com uma matriz que prezasse pela parceria com as prefeituras locais, os profissionais de saúde e os munícipes.  
     Marcante e atuante, foi o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Educacional em Ciências da Saúde (NUDES), na pessoa do Prof. João Luiz, que subsidiou a discussão e manutenção de um dos alicerces mais marcantes e indissociáveis deste estágio: a interdisciplinaridade. A possibilidade do trabalho conjunto dos três cursos da área da saúde, com um planejamento integrado, repensando práticas, dividindo espaços comuns e fortalecendo o trabalho em equipe, foi tido como elemento norteador e singular do fazer do ERSC.
   Do idealismo às práticas concretas ainda temos um longo caminho a percorrer, ressaltando o protagonismo dos discentes em todo esse processo. Discentes estes que em proporção importante são “filhos” do interior do estado e ressignificam a sua futura profissão ao aproximarem-se das vivênciasdo fazer ribeirinho, indígena, caboclo e interiorano do nosso Estado.
   Não menos importante tem sido o empenho dos inúmeros professores desta universidade, sejam os que estão como professores do estágio, ou em coordenações de curso, direção ou gestão desta universidade (Reitoria). Aqui há protagonismos importantes, quando somos capazes de pensar a saúde deste Estado de foram diferenciada e profundamente “ligada” à sua gente, à sua geografia, à sua cultura e à sua história.
     Inegáveis parcerias também fazem parte desta história do ERSC, desde a Fundação Muraki, que deu o pontapé inicial no custeio e consequente logística, planejamento compartilhado e operacionalização de parte de nossas demandas administrativas. Tais atividades, desde 2010, vem sendo desempenhadas pela Comissão de Estágios Acadêmicos da Pró Reitoria de Graduação; outra grande parceira da atualidade.
     E a história do ERSC segue sendo escrita....



👉 ASSISTA AO PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO DO ESTÁGIO RURAL 




1 / 14
2 / 13
3 / 12
4 / 11
5 / 10
6 / 09
7 / 08
8 / 07
9 / 06
10 / 05
11 / 04
12 / 03
13 / 02
14 / 01

2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

0 comentários :